ATENDIMENTO:
SEG À QUI 12H ÀS 18H E SEX 07H30 ÀS 13H30

Logo do E-SIC InformativosPrograma de Educação Continuada

Notícias

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO VAI SEDIAR SIMPÓSIO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AVANÇOS NA SAÚDE

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO VAI SEDIAR SIMPÓSIO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AVANÇOS NA SAÚDE

Para debater Inteligência Artificial, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, vai sediar o I Simpósio Sobre Inteligência Artificial e Avanços na saúde.

O evento será realizado nos dias 15 e 16 de agosto deste ano, dentro da programação do I Workshop de Pesquisa Clínica e Inteligência Artificial no HULW (que vai até o dia 17, quando será realizado um Curso de Bioestatística), no auditório Professor Lindbergh Farias. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Como público-alvo, foram definidos estudantes, professores e profissionais interessados em aplicações de computação na área de saúde. A inscrições podem ser feitas no site do HULW, na aba da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), até o dia 12 de agosto ou até atingir o número de vagas (150).

Conforme os organizadores, a ideia é debater como os profissionais de saúde, técnicos, estudantes, residentes e gestores podem melhorar os processos de atendimento e suas tomadas de decisões, com a utilização da inteligência artificial e machine learning na saúde, objetivando maior produtividade, redução de custos e melhoria da atuação humana no diagnóstico. O evento também busca integrar estudantes da computação e da área da saúde para futuros projetos interdisciplinares.

A programação (confira aqui) inclui palestras e painéis em que os participantes irão debater estratégias para contribuir no atendimento mais humanizado de saúde e auxiliar na criação de protótipos que poderão resolver desafios propostos e ampliar a discussão de novos projetos. Como moderadores do simpósio, foram definidos os seguintes profissionais: prof. Dr. Lucidio dos Anjos Formiga Cabral – UFPB/PPGI; prof. Dr. Gustavo Henrique Motta – UFPB/PPGI; prof. Dr. Katyusco de Farias Santos – IFPB; e Danilo Rangel Arruda Leite – Me. Analista de TI da UFPB/HULW/Ebserh.

Atualmente, o Hospital Universitário Lauro Wanderley desenvolve alguns projetos na área de Inteligência artificial e machine learning. Entre eles, estão: Sensores Inteligentes com Aprendizado de Máquina; Hospitais inteligentes e conectados; Treinamento de profissionais da área de saúde utilizando Realidade Virtual e/ou Aumentada; Identificação facial para o monitoramento dos pacientes e visitantes do HULW; Previsão de patologia clínica do coração utilizando sons e imagens; Detecção de presença de distúrbio de voz com Deep Learning; e Classificação dos perfis dos pacientes do HULW.

(Fonte: http://www2.ebserh.gov.br | Texto: Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh)